RPPN Fazenda Barbacena em São Pedro do Ivaí/PR

Há alguns anos, a região onde hoje existe a Reserva Barbacena era uma grande extensão de Florestas Estacional Semidecidual, a partir do ano de 1950, com o avanço das atividades agropastoris e, por conseguinte às madeireiras, muitas destas florestas foram extintas e deram lugar ao trabalho braçal. Nestes tempos falava-se pouco ou quase nada de ecologia, mesmo assim, algumas pessoas eram sabedoras da importância desses remanescentes florestais, mesmo que indiretamente, com um pensamento mais restrito e não global. Manter estas florestas intactas significava manter a boa qualidade de vida pessoal.
            Sabe-se que o avanço da agricultura, trouxe muitos benefícios ao estado do Paraná, dando-lhe inclusive o título de “Celeiro do Brasil”, porém estes avanços tiveram grande influência na manutenção de reservas florestais, com isso, na maioria das regiões houve a total fragmentação das florestas, causando uma perda drástica na biodiversidade. O Senhor Jayme Watt Longo, preocupado com tal situação, toma uma iniciativa preservacionista no estado do Paraná, pois pela sua iniciativa, fez questão em assegurar as suas florestas.
            Ao dar exemplo, o Senhor Jayme Watt Longo juntamente com seus familiares, assinaram no dia 14 de outubro de 2004, o Título de Reconhecimento da Reserva Barbacena (anexo 5), documento este que a assegura perpetuamente, restringindo seu uso a algumas atividades como as educacionais e as científicas.
            O principal motivo que o levou a tomar tal decisão foi a paixão que tinha por suas enormes Figueiras Brancas, uma delas com aproximadamente 17 metros de circunferência, pelas raras Perobas-Rosa, o Caju do Campo, o Feijão Cru, Palmito Jussara, e o Pau-Marfim. Além das diversas espécies da fauna.
            Sendo assim, houve a necessidade de buscar melhores maneiras de aliar a preservação buscando alternativas de compartilhamento de responsabilidades com o poder público, para assim, garantir a preservação de um dos poucos remanescentes de floresta estacional semidecidual encontradas no estado do Paraná. 

Nenhum comentário: