As Principais Correntes do Ecologismo

Um "senso comum", identifica o movimento ecológico como sinônimo de grupo de românticos "defensores da natureza". Além deste, foram criados outros estereótipos, por preconceito ou desconfiança política. Junto à esquerda não poucos categorizam o ecologismo como globalmente reacionário (Bernardo, 1979). Na realidade, o ecologismo incorpora uma multiplicidade de correntres poíticas, associadas - em geral - a concepções que encontramos no conjunto da sociedade. No Brasil, como no resto do mundo, podemos assinalar quatro grandes vertentes (Viola, 1988):

ECOFUNDAMENTALISTAS: Possuem visão anarco-niilista, apostando na possibilidade de construção de uma sociedade ecologista na periferia da existente.

ECO-REALISTAS: Originan-se do socialismo utópico e de vertentes do pensamento liberal. Negam tanto o capitalismo quanto o socialismo, defendendo uma sociedade baseada na pequena propriedade, no cooperativismo, autogestão e localismo de poder.

ECOCAPITALISTAS: Acreditam que a economia de mercado é a única a regular eficientemente a relação homem/natureza, compatível inclusive com a perspectiva oligopólica. Ocupam posições estratégicas junto aos órgãos governamentais de meio ambiente. Internamente, sua variável social-democrática dispõe altamente de hegemonia. os ecobrutalistas ou (ecofascistas), atualmente inespressivos, poderão avançar juntamente com a escala neofascista mundial (Ver Bookchin, 19898).

ECO-SOCIALISTAS: Acreditam que não há compatibilidade possível entre o capital e o meio ambiente, negando também o marxismo ortodoxo. Sua atuação tem crescido junto a sindicatos, movimentos sociais, igrejas e partidos progressistas. Apoiam-se no marxismo "heteroxido", nas experiências da contracultura, de maio de 68 (França) e alternativo-populares.

ECO-CHATOS: São aqueles que vivem pondo medo a sociedade falam "se você não fizer isso, desse jeito o mundo vai acabar" o mundo nunca vai acabar por causa dos desastres ambientais, já esqueceu das glaciações, o planeta se recupera sempre, lógico que a longo prazo, o que não irá suportar é a espécie humano que não vive mais que 130 anos. Claro que todos nós, queremos um planeta saudável e que a espécie humana não entre em extinção. Mas também não precisa implantar o pânico, as coisas devem mudar, as pessoas precisam Reduzir, Reutilizar e Reciclarar, mas isso deve ser inserido promovendo a educação ambiental, viver de modo sustentável é possível.

2 comentários:

Jackson Duarte disse...

Eu sempre procurei algo do tipo para entender melhor sobre este assunto.
E o final, a conclusão foi perfeita.

Sophi Mirelle disse...

Que bom que te foi útil
agradeço a visita