Explosão Demográfica



No século XVIII, Thomas Malthus lançou pela primeira vez o anátema da escassez sobre a humanidade. Em 1968 o demógrafo Paul Ehrlich publicou The Population Bomb (A bomba Populacional), no qual faz projeções catastróficas sobre as conseqüências da explosão demográfica. Pois com mais gente, haverá menos oferta de alimento, com menos gente no mundo a pobreza e a fome não teriam grassado e se tornado um fenômeno com as proporções atuais. Segundo estudos, desde então, a proporção de famintos caiu de 35% para 13%, devido à revolução tecnológica vivida no campo, com a chegada de maquinário modernos e agrotóxicos potentes. Estima-se que no Brasil, usa-se de três a quatro toneladas/ano de pesticidas, mas somente trezentos mil cumprem seu papel, o restante contamina o ar, o solo e as águas.
Apesar do estudo animador, podemos notar que em alguns países do globo a situação não é nada animadora, principalmente em paises africanos, onde se estima que trezentos milhões de pessoas tenham morrido de fome. Também no Hayti, país recentemente destruído por terremoto, muitas pessoas consomem bolacha de terra. E esta situação tende a piorar com o aquecimento global, que é o principal motivo que leva a crer que bilhões de pessoas passaram fome, não se sabe até onde a tecnologia no campo suprirá as novas necessidades. Nosso planeta enfrenta transições climáticas jamais vistas; como ciclones em Santa Catarina, chuvas desordenadas, altas temperaturas em regiões dantes frias, etc.
Não se sabe o quanto essas sementes suportaram. Alias com mais gente no  mundo haverá aumento drásticos no tipos de poluição o que diminuirá certamente nossa água potável, ou seja, tudo isso é igual a morte.
Meios viáveis para se evitar ou amenizar essas previsões são obvias, como a diminuição do desperdício de nossos recursos naturais, diminuir o consumo de produtos de origem petrolífera, optar por energias limpas; como a aeólica e solar, ser mais solidário e consciente, sabendo que se algo não te serve mais, certamente servirá para outra pessoa. Saber diferenciar lixo de algo que poderá ser reutilizado, fazer um esforço e quebrar o ciclo da obsolescência programada, ter controle da natalidade, vi-se o absurdo “mulher fica famosa por ter gerado 14 filhos nos EUA”, Se o crescimento demográfico continuar, os recursos naturais iram se esgotar rapidamente, o planeta não pode suportar.

Nenhum comentário: